Penne alla Vodka: uma delícia para o almoço de domingo
O Penne alla Vodka é um prato clássico italiano que conquistou paladares ao redor do mundo. Com uma combinação deliciosa de sabores, ele é ideal para aquele almoço especial de domingo, quando queremos uma refeição reconfortante, porém um pouquinho mais sofisticada.
Não tem nem ideia de como fazer esse prato? Fique tranquilo (a), pois você vai aprender agora mesmo a preparar um legítimo Penne alla Vodka em casa!
O que é Penne alla Vodka?
O Penne alla Vodka é uma massa italiana feita com molho à base de tomate, creme de leite, vodka e queijo parmesão.
O resultado é um molho suave, com uma leve acidez do tomate, a cremosidade do creme e um toque de vodka que realça os sabores sem ser predominante. A receita tradicional utiliza a massa tipo penne, que, com seu formato tubular, captura perfeitamente o molho cremoso.
Origem do Penne alla Vodka
Apesar de ser um prato popular na Itália, a verdadeira origem do Penne alla Vodka é controversa. Alguns acreditam que o prato foi criado nos Estados Unidos, enquanto outros afirmam que foi uma inovação dos chefs italianos nos anos 80.
Entretanto, independentemente da origem, é uma das receitas mais queridas no mundo da culinária.
Como prepara o Penne alla Vodka
Agora que você sabe o que é o Penne alla Vodka, vamos ao que interessa: como fazer essa delícia no conforto da sua casa. Veja a seguir uma receita simples e deliciosa que vai impressionar sua família e/ou amigos.
Ingredientes
- 500g de massa tipo penne
- 1 lata de tomate pelado ou molho de tomate (500g)
- 200ml de creme de leite fresco
- 50 ml de vodka
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena picada
- 100g de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto
- Manjericão fresco (opcional)
Modo de preparo
- Em uma panela grande, ferva água com sal e cozinhe o penne de acordo com as instruções da embalagem. Reserve.
- Para o molho, aqueça o azeite de oliva em fogo médio, em uma frigideira grande. Adicione a cebola e o alho picados, refogando até ficarem dourados.
- Acrescente o tomate pelado ou o molho de tomate e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente para que o molho engrosse um pouco.
- Despeje a vodka na frigideira e mexa bem. Cozinhe por mais 2 a 3 minutos para que o álcool evapore e o sabor fique suave.
- Adicione o creme de leite ao molho, mexendo para que ele se misture bem com os tomates. Cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos, até que o molho esteja cremoso.
- Tempere o molho com sal e pimenta a gosto. Adicione o penne cozido à frigideira, misturando bem para que a massa absorva o molho. Salpique o queijo parmesão ralado por cima e, se desejar, decore com folhas de manjericão fresco.
O Penne alla Vodka é a escolha ideal para quem busca um prato prático, mas que impressione pelo sabor e sofisticação.
Além de ser fácil de preparar, o ele agrada todos os gostos com sua combinação ingredientes, que pode ser adaptada de acordo com as preferências.
Fonte: Minhas Receitinhas