Rabada: dicas e receitas para preparar o corte bovino

Suculenta e saborosa, a rabada permite vários tipos de preparos e combina com os mais diferentes acompanhamentos

Rabada
(Créditos: iStock/ Flavia Novais)

A rabada, corte original do rabo bovino, pode ser uma opção atípica para quem não está acostumado a colocá-la nas refeições. Porém, o que nem todos sabem é que, além de ser um corte de ótimo custo-benefício, a rabada é uma opção suculenta e macia de carne bovina.

Quando preparada corretamente, a rabada desmancha na boca, e o sabor da gordura e do tutano presente no corte ficam ainda mais acentuados, tornando-a mais saborosa. Ainda assim, por conta do estranhamento inicial que o corte pode causar, existem algumas receitas que podem ajudar a introduzir essa proteína na alimentação do dia a dia.

Rabada com batata e agrião

Ingredientes:

1 kg de rabo de boi cortado

1 kg de batata lavada descascada

Sal e páprica picante a gosto

1 lata de tomate pelado

400 ml de vinho tinto seco

400 ml de água

1 maço de agrião

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo:

Tempere o rabo de boi cortado com sal e páprica picante. Reserve. Em uma panela de pressão, doure a carne no azeite e depois junte o tomate pelado, o vinho e a água. Quando pegar pressão, diminua o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Desligue e deixe o vapor sair. Coloque somente parte dos talos do agrião picados por cima da carne e tampe novamente. Cozinhe as batatas, corte em cubos e doure-as na manteiga. Junte ao molho da rabada. Acerte o sal do molho e sirva com agrião.

Rabada clássica

Ingredientes:

2 kg de rabo bovino limpo cortado em pedaços

2 sachês/cubos de tempero pronto sabor carne

1/2 colher (chá) de sal

Suco de 1 limão

2 colheres (sopa) de óleo

1 cebola grande picada

4 dentes de alho picados

4 tomates grandes maduros, sem pele e sem sementes, picados

4 xícaras (chá) de água quente (800 ml)

Folhas de 1 maço de agrião rasgadas

2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, coloque a carne, o tempero, o sal e o suco de limão, e misture. Cubra e deixe marinando na geladeira por 12 horas. Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a carne e frite por 10 minutos ou até dourar, virando de todos os lados. Acrescente a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos, ou até o alho dourar. Adicione o tomate e a água, e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 2 horas ou até que a carne esteja macia. Junte o agrião, misture e deixe por mais 2 minutos, ou até o agrião começar a murchar. Salpique com o cheiro-verde, retire do fogo e sirva em seguida.

Rabada com polenta frita

Ingredientes:

1 rabo de boi limpo e cortado em pedaços (1,2 kg)

4 dentes de alho triturados

1/2 cebola cortada em meia-lua

2 tomates sem pele picados

250 g de mandioca descascada e picada

1 colher (sopa) de colorau em pó

1 colher (chá) de sal

150 ml de vinho branco seco

1 tablete de caldo de carne

1 litro de água

Ingredientes para a polenta:

1 tablete de caldo de carne

1 e 1/2 xícara (chá) de fubá

25 g de manteiga (1 colher de sopa cheia)

750 ml de água

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o rabo de boi limpo e cortado em pedaços, cubra com água e leve ao fogo médio até ferver (10 minutos). Retire do fogo, escorra e lave em água corrente. Transfira os pedaços de rabo de boi para uma panela de pressão, adicione 4 dentes de alho triturados, 1/2 cebola cortada em meia-lua, 2 tomates sem pele picados, 250 g de mandioca descascada e picada em cubinhos pequenos, 1 colher (sopa) de colorau em pó, 1 colher (chá) de sal, 150 ml de vinho branco seco, 1 tablete de caldo de carne e 1 litro de água. Tampe a panela, leve ao fogo médio e, após pegar pressão, conte 25 minutos.

Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Em uma panela, coloque 1 tablete de caldo de carne, 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá, 25 g de manteiga e leve ao fogo médio, colocando 750 ml de água, aos poucos, e mexendo sempre, até desprender do fundo da panela (20 minutos). Retire do fogo e transfira a polenta para uma assadeira. Deixe esfriar. Leve para gelar de um dia para o outro. Corte a polenta em retângulos (8 cm X 1 cm) e frite em óleo quente até dourar. Retire com uma escumadeira e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida a rabada com o molho que se formar, a polenta frita e o arroz branco.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Classificação média: 0 / 5. Votos: 0

    Read Previous

    Rotina prática: 3 receitas ideais para um dia a dia corrido

    Read Next

    Penne alla Vodka: uma delícia para o almoço de domingo

    Veja também: