Mês do Cozinheiro: conheça as receitas mais buscadas pelos brasileiros
A culinária brasileira e o talento dos cozinheiros de todo o país devem ser reconhecidos como verdadeiros patrimônios nacionais
No dia 10 de maio, celebramos o Dia do Cozinheiro, uma homenagem aos profissionais e artistas que encantam nossos paladares com suas habilidades e sua criatividade na cozinha.
Essa data é importante não apenas para reconhecer o valor do trabalho, mas também a riqueza e diversidade da culinária brasileira, explorando novos sabores, experimentando novas receitas e valorizando o talento e dedicação dos nossos cozinheiros.
E, para comemorar esse dia especial, nada melhor do que conhecer as receitas mais procuradas pelos brasileiros, revelando as preferências gastronômicas de cada região do país.
A Agência Conversion, especialista em pesquisa de dados e SEO, mapeou as buscas dos brasileiros no Google, a fim de entender a rica culinária nacional e seus representantes. Confira abaixo quais são!
Os sabores mais buscados pelos brasileiros e a história da gastronomia nacional
Do litoral capixaba às planícies gaúchas, da agitação de São Paulo à tranquilidade da Bahia, o Brasil é um verdadeiro mosaico gastronômico, onde cada prato conta uma narrativa e desperta emoções.
Churrasco gaúcho: uma tradição centenária
No Rio Grande do Sul, o churrasco é muito mais do que uma simples refeição, é uma verdadeira tradição cultural e um modo de vida – o que refletiu também nas pesquisas.
Com suas origens nos pampas sulinos, o churrasco gaúcho é uma herança dos antigos tropeiros, que preparavam cortes de carne na brasa durante as longas jornadas.
Hoje, é um verdadeiro festival de sabores, com cortes suculentos como picanha, costela, maminha, etc., acompanhados de saladas, farofa, pão de alho e muito mais.
Acarajé: o símbolo da cultura e culinária baiana
Na Bahia, o acarajé é mais do que um simples quitute, é uma manifestação da religiosidade e cultura africana.
Sua origem é do Golfo de Benim, na África, quando as mulheres africanas preparavam oferendas aos Orixás utilizando massa de feijão-fradinho frita em azeite de dendê. Em iorubá, a palavra acarajé vem de akará (bola de fog e jé [comer]), sendo assim “comer bola de fogo”.
Hoje, ele é uma das referências da gastronomia baiana, recheado com vatapá, camarão seco e pimenta, uma verdadeira explosão de sabores e aromas que encanta turistas e moradores locais.
Moqueca capixaba: uma herança multicultural
No Espírito Santo, a moqueca faz parte da cultura capixaba e desponta nas pesquisas. O prato é uma combinação das culturas indígena, portuguesa e africana. Os povos antigos utilizavam técnicas ancestrais de cozimento em panelas de barro.
Composta por peixe fresco, tomate, cebola, coentro, pimentão e leite de coco, a moqueca é uma verdadeira celebração dos sabores locais e das tradições culinárias.
Feijoada: o prato preferido dos paulistanos
Em São Paulo, a feijoada é tão apreciada que já virou prato do dia, às quartas-feiras, em diversos restaurantes. Há quem também aprecie aos sábados, o importante é que ela seja caprichada e acompanhada de uma caipirinha de limão.
Com suas raízes afro-brasileiras, a feijoada era preparada pelos africanos escravizados e também tem influência dos portugueses.
Atualmente, é um prato símbolo da gastronomia nacional e reconhecida mundialmente, feita com feijão preto, carnes diversas, como linguiça, carne seca, costela e bacon, além de acompanhamentos como arroz, couve, farofa, bisteca e laranja.
Além de ser um costume que disparou nas pesquisas do Google, a tradição também envolve pedir um café feito na cafeteira, após degustar uma boa feijoada, para espantar a sonolência que ela causa.