Coxinha de Frango com Catupiry

Coxinha de Frango com Catupiry
Coxinha de Frango com Catupiry. Foto: Site/Receitas Tops & Fáceis

A Coxinha de Frango com Catupiry é um salgado irresistível e muito popular na culinária brasileira. Ela consiste em uma massa de batata cozida e amassada, recheada com um saboroso catupiry e frango desfiado e temperado.

Para preparar essa receita, cozinhe o frango, desfie e refogue com temperos. Em seguida, faça a massa de batata, moldando-a ao redor do recheio em formato de coxinha. Frite até ficar dourada e crocante.

Dicas incluem cozinhar bem o frango para um recheio suculento e temperar a massa de batata.

A dificuldade está em modelar a coxinha com a massa e fechá-la de forma que o recheio não vaze durante a fritura.

Resumindo, é um salgado clássico da culinária brasileira, combinando a suculência do frango com o creme de catupiry, envolto em uma massa crocante e deliciosa. Ideal para lanches e festas.

A origem da coxinha é incerta, mas acredita-se que tenha surgido no Brasil no século XIX. A teoria mais aceita é que a coxinha foi inspirada nos “coxins”, que eram almofadas em formato de meia-lua usadas para apoiar a cabeça e os braços das damas da alta sociedade. Essas almofadas eram chamadas de “coxinha” devido à sua semelhança com o formato do petisco.

A adaptação culinária da coxinha ganhou popularidade no Brasil ao longo dos anos. A princípio, a massa de trigo era usada, mas posteriormente foi substituída pela massa de batata, mais econômica e acessível. O recheio de frango com catupiry, assim como outras variações, se tornou uma escolha clássica.

Com o tempo, a coxinha se espalhou por todo o Brasil, sendo vendida em lanchonetes, padarias e até mesmo em festas e eventos. Ela se tornou uma verdadeira paixão nacional e é apreciada por pessoas de todas as idades.

Hoje, a coxinha de frango com catupiry é uma iguaria presente em diversos momentos da vida dos brasileiros, representando um saboroso pedaço da cultura gastronômica do país.

Receita de Coxinha de Frango com Catupiry 

Ingredientes

  • Massa de batata
  • Peito de frango cozido e desfiado
  • Catupiry
  • Temperos
  • Óleo para fritura

Modo de preparo 

  1. Cozinhe e desfie o frango, refogue com temperos.
  2. Modele a massa de batata ao redor do recheio.
  3. Frite até dourar.

Dicas para preparar a Coxinha de Frango com Catupiry 

  • Cozinhe bem o frango para recheio suculento.
  • Feche bem a coxinha para evitar vazamentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Classificação média: 0 / 5. Votos: 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *